O QUE ACONTECE COM O CORPO DIANTE O ALTO CONSUMODE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS?

O consumo de drogas, ou substâncias psicoativas, que afetam de forma natural ou sintética a estrutura corporal, fazendo com que uma pessoa experiencie momentos de euforia e descontração. Mas com o uso prolongado dessas drogas, e aplicadas em altas dosagens, podem causar problemas psicológicos e físicos, do mesmo jeito que produz uma dependência a substância utilizada.

Devida a sensação ser momentânea e muito rápida, é preciso ser reaplicada para que faça o efeito novamente. As drogas ilícitas, ligadas diretamente ao tráfico sendo consideradas ilegais, são as que mais causam problemas psicológicos por serem de fabricação sintética e afetarem principalmente o sistema nervoso. Igualmente as lícitas, a única diferença seria o tipo de comercialização, onde são consideradas legais para a venda. Causadora da maioria dos problemas físicos, danificando órgãos essenciais, tal como o fígado e os rins.

O desenvolvimento da dependência pode desencadear uma crise de abstinência quando a pessoa é privada de consumir a droga, fazendo com ela adote comportamentos agressivos, para conseguir o que ele quer sem medir esforços, e ataques de ansiedade, através de suor excessivo, tremedeira e náusea.

Porém a abstinência é necessária para que o tratamento contra a dependência consiga ser realizado, tirando todas as toxinas que estão no corpo. Para que isso aconteça o indivíduo precisa passar por um tempo sem utilizar nenhuma substância que tenha caráter químico, limitando o uso de medicamentos para auxiliar o processo. É preciso um acompanhamento profissional médico para a realização, por ser um procedimento de alto risco.

Os pacientes que passam pela abstinência, a depender da dependência que ele se encontra, pode chegar a alucinar e a ter comportamentos agressivos. Colocando a vida de outra pessoa em risco, assim como a dele. Assim como, apresentam, sintomas físicos de coração acelerado, enjoo e mal-estar, levados ao extremo. A substância que mais causa problema para sair do corpo é o álcool, causando todos esses sinais.

Essas informações estarão disponíveis em uma cartilha física preventiva contra as drogas, nomeada de “Escolha a Vida”, esclarecendo maneiras de tratamento para recuperação, através da metodologia aplicada pela Fundação Dr. Jesus. Além de trazer conselhos de como se manter saudável após a conclusão do plano terapêutico. Esse material estará disponível para as pessoas que visitarem a instituição.

Fundação Doutor Jesus. Todos os direitos reservados © 2019.