Buscar

FASES DO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O PAPEL DA FUNDAÇÃO DR. JESUS


Dr. Conceição Pinto

Uma entrevista foi realizada com uma Assistente Social de formação, Dr. Conceição Pinto, funcionária da comunidade terapêutica Fundação Dr. Jesus. Além de ser especialista em projetos sociais, em terapia comunitária e trabalho com a família a doutora irá responder perguntas com o objetivo de entender qual é o papel que instituição presta para esses dependentes químicos que estão em tratamento.


P: O que acontece com o corpo do dependente químico?


R: “Inicialmente o corpo não começa a apresentar nenhuma consequência, somente euforia e prazer. Mas quando ele começa a utilizar essa desculpa para usar diariamente e acaba se tornando um dependente químico, e acaba trazendo outras transformações no corpo. Por conta da própria dependência que deixa o corpo em estado de anestesia, a pessoa não sente fome, dores e sono. Através da química que compõe as drogas que começa a circular por meio da corrente sanguínea, afetando todos os órgãos. Fazendo com que eles funcionem conforme a rotina de drogas que o dependente tem. O que leva a pessoa a utilizar maiores quantidades para suprir as necessidades do corpo, se mantendo no estado de euforia.”

P: Qual é o papel da Fundação Dr. Jesus no tratamento?


R: “A fundação Dr. Jesus ela entra como um espaço de acolhimento, como uma forma de suporte para as pessoas que estão com dificuldades. Pela Fundação trabalhar com internação voluntária, o dependente já sabe o que ele vai passar, por que tem pessoas que não aguentam o processo de abstinência e acabam desistindo. Na instituição o dependente terá um tratamento diferenciado, com uma alimentação saudável, acompanhamento psicossocial espiritual e horários preestabelecidos para que o corpo dele retome uma vida saudável. O papel da Fundação é dar suporte, por que a vontade de se recuperar é da pessoa.”

P: Qual o papel do trabalho, da disciplina e da espiritualidade no plano terapêutico?


R: “A Fundação trabalha a disciplina na questão de restaurar os horários de rotina, acostumando o corpo em uma ambiente saudável, resgatando hábitos de higiene pessoal, tratando principalmente a alimentação e atividades de educação física, onde ele trabalha a saúde física e a mental. Junto com isso eles tem momentos espirituais, os louvores, as orações e a leitura da bíblia, que é um aparato universal permeado por várias disciplinas, simbologias, entre relações físicas e químicas, fazendo com que amplie o conhecimento do dependente. E o trabalho resgata valores de aprendizados que podem ser utilizados no futuro, por muitos não terem nem o ensino fundamental completo.”
22 visualizações
Localização
Contato

Fundação Doutor Jesus. Todos os direitos reservados © 2019.